• slidebg1
  • slidebg2
  • slidebg3
  • slidebg4
  • slidebg5
  • slidebg6
  • slidebg7
  • slidebg8
  • slidebg9
  • slidebg10

Descrição

APRESENTAÇÃO DA EDIFICAÇÃO:

O cartão postal do Recife é a Rua da Aurora. Charmosa rua com um conjunto de sobrados típicos da ocupação do bairro da Boa Vista do século XIX, esse local preserva a relação intriseca entre a cidade do Recife e as águas. Entre os diversos casarões, alguns monumento se valorizam nessa paisagem como o cinema São Luis e o Ginásio Pernambuco.

BREVE HISTÓRICO:

O conjunto de sobrados tombados, majoritariamente do século XIX, preservam a história da ocupação da margem esquerda do rio Capibaribe, o bairro da Boa Vista, que se iniciou a partir do século XVII. O tombamento priorizou o conjunto e não a preservação de edificações isoladas, apesar de existirem exemplares nesse grupo, que vão desde a ponte da Boa Vista até o Ginásio Pernambucano e inclui uma loja maçonica. No processo de tombamento verifica-se a intenção de controle de usos dessas edificações com estímulos ao uso residencial nos andares superiores – ainda observado na época do estudo para o tombamento - e usos comerciais compatíveis com a estrutura e escala da edificação. Talvez esse conjunto represente um dos melhores símbolos do Recife – uma cidade no entorno das águas. Ao contrário de Olinda, ocupada em seus morros, Recife foi sendo ocupada nas margens do Rio Capibaribe em decorrência da sua condição de planície. Isso contribui para Recife ter ima configuração diferentes das outras cidades coloniais brasileiras. Na Boa Vista, a ocupação dos lotes gerou uma tipologia singular. As casas tinham entre 5m e 8m de largura e o espaço estreito foi compensado na veriticalidade, por vezes exagerada. Também não existia área destinada a quintais na maioria desses lotes e edificações. A rua da Aurora se consolidou após o aterro da Boa Vista, realizado entre os anos 1737 e 1746 pelo governador Henrique Luis Pereira Freire.

PROTEÇÃO AO PATRIMÔNIO:

A casa possui dois níveis de proteção. É tombado pela FUNDARPE (Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco) em nível estadual (Processo nº3522/83, nº ordem: 028, insc. nº09, flh. 02 e 02 verso, Livro de Tombo III – conjuntos urbanos e sítios históricos, 09/10/1985). Ela também está localizada, parcialmente, no sítio histórico municipal da ZEPH- 08 (Zona Especial de Preservação Histórico-Cultural do bairro da Boa Vista) em seu setor de preservação rigoroso (SPR) submetida as recomendações e diretrizes das Leis nº13957/79, decreto municipal nº11888/81 e Plano Diretor Lei nº 17511/08. DADOS GERAIS 1 : 1 Dados aproximados, retirado no site da Prefeitura do Recife. Disponível

DADOS GERAIS[1]:

ANO DE CONSTRUÇÃO:

Séculos XVIII - XIX

AUTOR DO PROJETO:

---

ÁREA CONSTRUÍDA:

---

TIPO DE USO:

diversificado

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA:

Rua da Aurora, Boa Vista, Recife - Pernambuco,

LOCALIZAÇÃO CARTOGRÁFICA:

LONGITUDE : -34.880628

LATITUDE: -8.060480

Nº TOMBAMENTO IPHAN:

---

Nº TOMBAMENTO FUNDARPE:

Processo nº3522/83, nº ordem: 028, insc. nº09, flh. 02 e 02 verso, Livro de Tombo III – conjuntos urbanos e sítios históricos, 09/10/1985

PRESERVAÇÃO MUNICIPAL:

 ZEPH-08 / SPR (trechos)


[1] Dados aproximados, retirado no site da Prefeitura do Recife. Disponível em: http://www.recife.pe.gov.br/ESIG/ Acessado em: 07/08/2018 as 20h52min.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

FUNDARPE. Processo de tombamento. 1983. Acessado na biblioteca da instituição.

RECIFE, Prefeitura do. Licenciamento Urbano. Zoneamento Urbano. Prefeitura do Recife. Disponível em http://www.recife.pe.gov.br/ESIG/ Acesso em 01 de agosto de 2018.