• slidebg1
  • slidebg2
  • slidebg3
  • slidebg4
  • slidebg5
  • slidebg6
  • slidebg7
  • slidebg8
  • slidebg9
  • slidebg10

Descrição

APRESENTAÇÃO DA EDIFICAÇÃO:

Localizado em um dos pátios mais tradicionais da cidade – o Pátio de Santa Cruz – a antiga escola Manoel Borba marca a esquina de duas importantes vias de acesso, rua Gervásio Pires e rua Barão de São Borja, na Boa Vista. O prédio eclético conta em sua arquitetura uma importante história da educação e arquitetura de Pernambuco e já foi utilizado como cenário do filme Amarelo Manga.

BREVE HISTÓRICO:

A sede da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil/Pernambuco está abrigada no prédio onde antes funcionou a Escola Manoel Borba localizada em um dos trechos mais antigos do bairro da Boa Vista. Esse bairro, desde sua ocupação, foi aproveitado para habitação, prioritariamente. Sendo assim, o imóvel foi construído para abrigar uma escola e sua história inicia-se com o governador Antônio Pereira Borba (1915-1919), importante estimulador da educação e com várias propostas inovadoras, como a da Escola Nova que universalizava o ensino público, laico e gratuito e a introdução da arte como elemento de consolidação de conhecimento das outras matérias. A Escola Manoel Borba foi fundada em 1919 pelo prefeito Morais Rego e se apresenta como um dos marcos da história da educação em Pernambuco. Em 1920, a Faculdade de Medicina do Recife se instala nesse prédio. Com as mudanças posteriores no sistema educacional, a escola foi transferida para o Colégio São José (na Avenida Conde da Boa Vista), em 1972. Não se sabe quando suas atividades foram de fato finalizadas. Com a saída da escola, a Associação dos Ex-Combatentes passou a ocupar o prédio, teoricamente, após doação realizada pelo prefeito do Recife, Sr. Augusto Lucena, documentação essa nunca encontrada. Em 2003, o governo do estado impetou processo contra a posse irregular e, em 2009, consegue resgatar a propriedade do bem. A edificação em estilo eclético com influência do gótico português (manoelino), e é um dos poucos exemplares na cidade. Possui estrutura em alvenaria e tijolos, distribuída em 2 pavimentos, pé direito de 12m e escada de madeira. A fachada é mais robusta no pavimento térreo e mais delicada no pavimento superior. As janelas do térreo são em arco pleno e as superiores em verga reta. Quanto aos ornatos, destaca-se a presença de elementos de heráldica naturalista, formas geométricas e colunas salomônicas, principalmente, nos frisos, frontão, peitoril e cercaduras.

PROTEÇÃO AO PATRIMÔNIO:

É tombado pela FUNDARPE (Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco) em nível estadual (Processo nº0691/98, nº ordem: 08, tombamento provisório). Ela tambémestá localizadano sítio histórico municipal da ZEPH-08 (Zona Especial de Preservação Histórico-Cultural dobairroda Boa Vista) em seu setor de preservação rigoroso (SPR) submetida as recomendações e diretrizes das Lei nº13957/79, decreto municipal nº 11888/81 e Plano Diretor Lei nº 17511/08.

DADOS GERAIS[1]:

ANO DE CONSTRUÇÃO:

Século XX

AUTOR DO PROJETO:

---

ÁREA CONSTRUÍDA:

758,10 m2

TIPO DE USO:

institucional

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA:

Rua Gervásio Pires, nº 05, Boa Vista, Recife - Pernambuco, CEP: 50060-090

LOCALIZAÇÃO CARTOGRÁFICA:

LONGITUDE : -34.887919

LATITUDE: -8.061912

Nº TOMBAMENTO IPHAN:

---

Nº TOMBAMENTO FUNDARPE:

Processo nº0691/98, nº ordem: 08, Livro: Edifícios e Monumentos Isolados, folhas 17 verso e 18, número 129.

PRESERVAÇÃO MUNICIPAL:

ZEPH-08 / SPR


[1] Dados aproximados, retirado no site da Prefeitura do Recife. Disponível em: http://www.recife.pe.gov.br/ESIG/ Acessado em: 07/08/2018 as 20h52min.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

FUNDARPE. Processo de tombamento. 1998. Acessado na biblioteca da instituição.

RECIFE,Prefeitura do. Licenciamento Urbano. Zoneamento Urbano. Prefeitura do Recife. Disponível em http://www.recife.pe.gov.br/ESIG/ Acesso em 01 de agosto de 2018.