• slidebg1
  • slidebg2
  • slidebg3
  • slidebg4
  • slidebg5
  • slidebg6
  • slidebg7
  • slidebg8
  • slidebg9
  • slidebg10

Descrição

APRESENTAÇÃO DA EDIFICAÇÃO:

A Rua da Aurora é o cartão postal da cidade do Recife. Marcada pela casario tradicional recifense, um prédio em específico chama a atenção – o Cinema São Luiz. Importante marco da paisagem e da vida social no centro da cidade, o cinema ainda em funcionamento chama a atenção pelo sua monumentalidade e beleza.

BREVE HISTÓRICO:

Inaugurado em 06 de setembro de 1952, o Cinema São Luiz ainda permanece em funcionamento até hoje. Com sua escala monumental e luxuosa decoração assinada por renomados artistas pernambucanos como Correia de Araújo e Lula Cardoso Ayres. Apesar do trecho da avenida onde o cinema está localizado estar no perímetro de tombamento estadual do conjunto urbano da rua da Aurora, o pedido desse tombamento contemplou todo o térreo do edifício Duarte Coelho, onde está localizado o cinema, incluindo todo seu mobiliário, decoração e maquinário. E edifício Duarte Coelho ocupa uma quadra inteira no cruzamento da ponte Duarte coelho com a Rua da Aurora e Avenida Conde da Boa Vista e encabeça toda a paisagem do bairro da Boa Vista pelo bairro de Santo Antônio. Todo o edíficio reflete em sua volumetria os diversos usos que acontecem nos seus 13 andares, sendo 09 destinados ao uso residencial e 04 ocupados pelo cinema e usos comerciais, com composição tripartida e predominância de cheios e vazios.   O cinema tem capacidade para 1260 espectadores e possui uma suntuosa entrada, com pé direito duplo, esquadrias de bronze e vidro, pilares em granito e o painel do artista plástico Lula Cardoso Ayres.  No primeiro andar, existe uma ampla sala de estar com uma bela vista para o Rio Capibaribe. Toda a decoração do espaço revelam o luxo que envolvia o Cinema São Luiz, como luminárias em bronze e o interior em alto relevo nas cores vermelho, dourado e esverdeado. Possui piso em mármore branco, revestimento de paredes em folheado de madeira, luminárias em bronze e sofás estofados na cor preta. A sala de exibição de filmes é composto por dois andares, sendo o mais alto no estilo balcão com ostentosa decoração e revestimento à meia altura nas paredes, uma malha rendada de madeira jatobá e tecido em seda dourada, que produzem isolamento acústico, além de vitrais com motivos florais, de Aurora Lima, nas laterais da tela.

PROTEÇÃO AO PATRIMÔNIO:

Esse bem cultural possui diversos níveis de proteção. É tombado pela FUNDARPE (Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco) em nível estadual (Processo nº2687/06, Livro edifícios e monumentos isolados, flh. 14 v, nº110). O cinema também estálocalizadano sítio histórico municipal da ZEPH-08 (Zona Especial de Preservação Histórico-Cultural do Bairro da Boa Vista) em seu setor de preservação rigorosa(SPR) submetida as recomendações e diretrizes das Lei nº13957/79e Plano Diretor Lei nº 17511/08.

DADOS GERAIS[1]:

ANO DE CONSTRUÇÃO:

1952 (ano construção)

AUTOR DO PROJETO:

Américo Campello, Maurício Coutinho e Pedro Correia de Araújo  

ÁREA CONSTRUÍDA:

Sem informação

TIPO DE USO:

Cinema

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA:

Rua da Aurora, 175, Boa Vista, Recife - Pernambuco, CEP 50060-010

LOCALIZAÇÃO CARTOGRÁFICA:

LONGITUDE : -34.881887

LATITUDE: -8.062208

Nº TOMBAMENTO IPHAN:

---

Nº TOMBAMENTO FUNDARPE:

Processo nº2687/06, Livro edifícios e monumentos isolados, flh. 14 v, nº110

PRESERVAÇÃO MUNICIPAL:

ZEPH-08 / SPR


[1] Dados aproximados, retirado no site da Prefeitura do Recife. Disponível em: http://www.recife.pe.gov.br/ESIG/ Acessado em: 07/08/2018 as 20h52min.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

FUNDARPE. Processo Tombamento. 2006. Acessado na biblioteca da instituição.

RECIFE,Prefeitura do. Licenciamento Urbano. Zoneamento Urbano. Prefeitura do Recife. Disponível em http://www.recife.pe.gov.br/ESIG/ Acesso em 10 de junho de 2019.