• slidebg1
  • slidebg2
  • slidebg3
  • slidebg4
  • slidebg5
  • slidebg6
  • slidebg7
  • slidebg8
  • slidebg9
  • slidebg10

Descrição

APRESENTAÇÃO DA EDIFICAÇÃO:

Localizada no Pátio do Terço, a Casa de Badia é um monumento de referência a cultura afro religiosa de Pernambuco. A casa térrea modesta de porta e janela marca um local de tradição que tem como maior expoente, a noite dos tambores silenciosos.

BREVE HISTÓRICO:

Badia sempre morou na casa do Pátio do Terço até 1991, ano de seu falecimento, mesmo ano em que foi instiuída a Lei Municipal nº 15595/91 que criou o Espaço Cultural Badia que defende o ideário de sua homenageada e perpetua o valor histórico de sua vida. As irmãs Eugênia, Sinhá, Iaiá e Badia, as Tias do Terço, praticavam o candomblé e participavam ativamente do carnaval. Badia costurava fantasias, criou agremiações, deu continuidade a Noite dos Tambores Silenciosos, entre tantas outras coisas. Com a morte das irmãs, Badia ficou com a incumbência da realização de um ciclo de “obrigações” relacionadas a religiosidade do candomblé e do catolicismo, já que era devota fervorosa e fazia parte da irmandade de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário do Homens Pretos. A ligação de Badia com o carnaval era tão intensa que somente após sua benção o Rei Momo e algumas agremiações desfilavam pelas ruas do Recife. Também foi ele que imprimiu a tradição do culto africano no Pátio do Terço. No interior da casa pode-se encontrar fotos de Badia, imagens de santo e objetos diversos de ênfase na religiosidade afro.

PROTEÇÃO AO PATRIMÔNIO:

Esse bem cultural possui diversos níveis de proteção. É tombado pela FUNDARPE (Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco) em nível estadual (Processo nº301/96, Livro edifícios e monumentos isolados, flh. 15 verso, nº116). A casa também está no polígono de entorno de monumento federal e está localizada no sítio histórico municipal da ZEPH- 10 (Zona Especial de Preservação Histórico-Cultural dos bairros de São José e Santo Antônio) em seu setor de preservação rigorosa (SPR) submetida as recomendações e diretrizes das Lei nº13957/79 e Plano Diretor Lei nº 17511/08.

DADOS GERAIS[1]:

ANO DE CONSTRUÇÃO:

---

AUTOR DO PROJETO:

---

ÁREA CONSTRUÍDA:

87,62 m2

TIPO DE USO:

Residencial

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA:

Rua Vidal de Negreiros, 143, São José, Recife - Pernambuco, CEP 50020-480

LOCALIZAÇÃO CARTOGRÁFICA:

LONGITUDE : -34.870867

LATITUDE: -8.060775

Nº TOMBAMENTO IPHAN:

---

Nº TOMBAMENTO FUNDARPE:

Processo nº301/96, Livro edifícios e monumentos isolados, flh. 15 verso, nº116

PRESERVAÇÃO MUNICIPAL:

 ZEPH-10 / SPR


[1] Dados aproximados, retirado no site da Prefeitura do Recife. Disponível em: http://www.recife.pe.gov.br/ESIG/ Acessado em: 07/08/2018 as 20h52min.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

FUNDARPE. Exame Técnico. 2009. Acessado na biblioteca da instituição.

RECIFE, Prefeitura do. Licenciamento Urbano. Zoneamento Urbano. Prefeitura do Recife. Disponível em http://www.recife.pe.gov.br/ESIG/ Acesso em 01 de agosto de 2018.

VERARDI, Cláudia Albuquerque. Badia: a grande dama do carnaval de Recife. Pesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: <http://basilio.fundaj.gov.br//>. Acesso em 07 de janeiro de 2019.