• slidebg1
  • slidebg2
  • slidebg3
  • slidebg4
  • slidebg5
  • slidebg6
  • slidebg7
  • slidebg8
  • slidebg9
  • slidebg10

Descrição

APRESENTAÇÃO DA EDIFICAÇÃO:

O grande edifício horizontal que já acomodou uma escola e é a atual sede do IPHAN em Pernambuco, é o marco da paisagem da avenida Oliveira Lima.
A edificação do século XVII ainda preserva suas características, como os pátios internos e sua escadaria em madeira no centro da edificação, e está sendo entregue para a administração da Universidade Católica de Pernambuco.

BREVE HISTÓRICO:

A edificação foi construída entre 1739 e 1764, originalmente, para abrigar a residência do Bispo Dom Frei Luis de Santa Tereza, que adquiriu o Sítio da Soledade, com seu sobrado e casas de vivenda, para servir de moradia, abrigo e hospedagem aos padres que viessem do interior.
Durante a Confederação do Equador (1824), o palácio aquartelou as tropas rebeldes. Depois de 1829, Dom João da Purificação Marques Perdigão empreendeu a reconstrução do palácio.
Data desta época o aspecto atual da edificação.
Em 1917, o Palácio da Soledade foi vendido aos jesuítas, transferindo-se a sede do Arcebispado para o Palácio dos Manguinhos.
Desde 1833, funcionou como casa episcopal pelos jesuítas, que fundaram o Colégio Manoel de Nóbrega, embrião da futura Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).
Em 18 de abril de 1942, foi criada a Faculdade de Filosofia Manoel de Nóbrega com diversos cursos acadêmicos.
Em 1951, foi fundada a Universidade Católica de Pernambuco, posteriormente reconhecida em 1952. Em 2009, o prédio passou a ser utilizado para as atividades do IPHAN/PE e passou a se chamar – Casa do Patrimônio da UNICAP.
O Palácio da Soledade integrou o Colégio Nóbrega/Liceu de Artes e Ofícios, um dos mais tradicionais estabelecimentos de ensino do Recife.
A importante edificação foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1938 e hoje abriga esse instituto, resultado de uma parceria entre a instituição e a Universidade Católica de Pernambuco, proprietária do prédio (EMPETUR, 2010).
O bem cultural é composto por corpo central com dois pavimentos e duas alas laterais simétricas com três pavimentos.
O primeiro pavimento possui porta central e série de janelas em arco pleno, envidraçadas com grades de ferro.
O corpo central possui como acabamento de fachada platibanda e cornija reta com brasões no centro.
O terceiro pavimento dos corpos laterais possui janelas de vergas retas em arco pleno, terminado também por platibanda sobre cornija reta.
Os telhados criam uma volumetria agradável, com diversos planos de água e dinâmica pela movimentação das cobertas.
O pátio interno possui na altura do pavimento térreo, janelas gradeadas e portas de verga reta com grades, avarandado por colunas redondas dispostas sobre bases de pedra.
O prédio, possivelmente, foi submetido a uma reforma em meados do século XIX, quando teve seu frontspício principal enriquecido com elementos do estilo neoclássico.
Essa reforma não afetou a distinção dos monumentos históricos da edificação já que na parte posterior é possível verificar o estilo predominante mais simples, típico do casario do Recife.
Considerando os diversos níveis de proteção a que esse imóvel é submetido, percebe-se a importância da edificação para a composição da paisagem desse sítio histórico pela sua dimensão material, ou seja, pela arquitetura da construção, mas também pelo seu valor cultural face ter sido abrigo do antigo Colégio Nóbrega e ser o berço da atual UNICAP.

PROTEÇÃO AO PATRIMÔNIO:

Essa edificação é tombada pelo IPHAN (Instituto Histórico e Artístico Nacional) em nível nacional (processo nº 130-Y-38, insc. nº182, livro de Belas Artes, folha 32, data 18/07/1938) e é tombada pelo Estado de Pernambuco (Livro: Edifícios e Monumentos Isolados, folha 04, número 50).
O imóvel situado a Avenida Oliveira Lima, nº 824, no bairro da Soledade, no Recife, está localizado em um sítio histórico municipal denominado de ZEPH (Zona Especial de Preservação Histórico-Cultural) em seu setor de preservação rigorosa (SPR) submetida as recomendações e diretrizes da Lei nº13957/79 e decreto nº 11.795/80, além do Plano Diretor do Recife, Lei nº17511/08.

DADOS GERAIS[1]:

ANO DE CONSTRUÇÃO:

Século XVII

AUTOR DO PROJETO:

-

ÁREA CONSTRUÍDA:

16.592,06m2 (área total do Colégio Nóbrega)

TIPO DE USO:

Institucional – IPHAN/PE

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA:

Avenida Oliveira Lima, 824, Soledade, Recife - Pernambuco, CEP 50050-390

LOCALIZAÇÃO CARTOGRÁFICA:

LONGITUDE : -34.888671

LATITUDE: -8.056273

Nº TOMBAMENTO IPHAN:

processo nº 130-Y-38, insc. nº182, livro de Belas Artes, folha 32, data 18/07/1938

Nº TOMBAMENTO FUNDARPE:

Livro: Edifícios e Monumentos Isolados, folha 04, número 50.

PRESERVAÇÃO MUNICIPAL:

ZEPH-25 / SPR - 1


[1] Dados aproximados, retirado no site da Prefeitura do Recife. Disponível em: http://www.recife.pe.gov.br/ESIG/ Acessado em: 01/08/2018 as 15h32min.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

IPHAN. Processo de tombamento. 1938. Acessado na biblioteca da instituição.

RECIFE, Prefeitura do. Licenciamento Urbano. Zoneamento Urbano. Prefeitura do Recife. Disponível em http://www.recife.pe.gov.br/ESIG/ Acesso em 01 de agosto de 2018.

SILVA, Leonardo Dantas, 1945, Pernambuco Preservado: histórias dos bens tombados no Estado de Pernambuco / Leonardo Dantas Silva – 2ª Edição – Recife: L. Dantas Silva – Recife, 2008

OBS: Todos os textos foram analisados e revisados pela equipe técnica da Gerência Geral de Preservação do Patrimônio Cultural - GGPPC /FUNDARPE (Ofício nº37/2020 em resposta ao ofício nº 06/2020 da produtora)